O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.28.eUJ954Abstract
Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar as leituras presentes ao final dos
capítulos de livros do Ensino Médio de Biologia e Química, com a finalidade de verificar
quanto ao enfoque ambiental dado nestes textos, se há uma relação dos temas abordados
nas duas disciplinas e se estas leituras podem criar condições favoráveis de uma educação
ambiental. No livro de Biologia foram encontradas cinco leituras relacionadas a esta
temática e no de química 13 leituras. As leituras no livro de Biologia são sempre extraídas
de revistas científicas ou de divulgação científica, já as do livro de Química não fazem
menção a nenhuma fonte. Na análise dessas leituras, observa-se a presença de textos com
caráter muito mais informativo do que questionador. Em ambos os textos existe um
discurso que ressalta o impacto das atividades humanas sobre o ambiente e nos textos de
química uma preocupação em associar as fórmulas/estruturas químicas aos compostos
responsáveis pelos problemas ambientais. Outra observação diz respeito à falta de
correlação entre as temáticas abordadas nas duas disciplinas, uma vez que temas com
enfoque ambiental podem ser tratados, nas mais diversas áreas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.