O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • CID MARCOS GONÇALVES ANDRADE
  • FABIELE CRISTIANE DIAS BROIETTI
  • NEY STIVAL

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.28.eUJ954

Abstract

Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar as leituras presentes ao final dos
capítulos de livros do Ensino Médio de Biologia e Química, com a finalidade de verificar
quanto ao enfoque ambiental dado nestes textos, se há uma relação dos temas abordados
nas duas disciplinas e se estas leituras podem criar condições favoráveis de uma educação
ambiental. No livro de Biologia foram encontradas cinco leituras relacionadas a esta
temática e no de química 13 leituras. As leituras no livro de Biologia são sempre extraídas
de revistas científicas ou de divulgação científica, já as do livro de Química não fazem
menção a nenhuma fonte. Na análise dessas leituras, observa-se a presença de textos com
caráter muito mais informativo do que questionador. Em ambos os textos existe um
discurso que ressalta o impacto das atividades humanas sobre o ambiente e nos textos de
química uma preocupação em associar as fórmulas/estruturas químicas aos compostos
responsáveis pelos problemas ambientais. Outra observação diz respeito à falta de
correlação entre as temáticas abordadas nas duas disciplinas, uma vez que temas com
enfoque ambiental podem ser tratados, nas mais diversas áreas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-06-2011

How to Cite

ANDRADE, C. M. G., BROIETTI, F. C. D., & STIVAL, N. (2011). O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Revista Uningá, 28(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.28.eUJ954

Issue

Section

Health Sciences