As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS

Authors

  • NEY STIVAL UNINGA
  • HILDA MASSAKO TAURA
  • THAYSA BEATRIZ MAIA STIVAL
  • ADRIANA SHIZUE KADOWAKI

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.3.eUJ363

Abstract

O presente trabalho trata-se de um estudo participativo e exploratório,
como proposta de estabelecimento de um método educativo, através da
capacitação contínua dos 20 (vinte) alfabetizadores do PAS - Programa
Alfabetização Solidária, para aplicação do conhecimento adquirido aos
alfabetizandos nas salas de aula. Desta forma, nas capacitações in loco, os
alfabetizadores foram orientados para aplicar aos alfabetizandos os jogos
de comunicação que envolveram as inteligências múltiplas com vários
eixos temáticos, os quais foram desenvolvidas em sincronia com os
objetivos e as atividades previstos no PAS. Estes jogos de comunicação
foram escolhidos devido à sua adequação ao processo de alfabetização. O
presente trabalho foi desenvolvido durante o módulo XIV e está em
aplicação no módulo XV, compondo o conjunto de 20 jogos que foram e
estão sendo aplicados nas salas. Ao abordar as competências das
inteligências múltiplas da comunicação no jogo, observa-se que, apesar de
suas especificidades, elas possuem formas flexíveis de serem aplicadas e
que as relações entre sons, letras, expressões etc. nem sempre apresentam
relações biunívocas, constituindo-se, por isso mesmo, em aspectos a serem superados no domínio da comunicação. A partir de aspectos
explorados no presente trabalho, foi possível apontar para alguns
encaminhamentos pedagógicos, permeando-se entre eles a preocupação
de garantir ao alfabetizando um desempenho eficiente da fala e da escrita
nas reais situações em que tal desempenho se faça necessário.

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Published

21-03-2005

How to Cite

STIVAL, N., TAURA, H. M., STIVAL, T. B. M., & KADOWAKI, A. S. (2005). As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS. Revista Uningá, 3(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.3.eUJ363

Issue

Section

Health Sciences