Inserção de alimentos fontes de flavonoides no Programa Nacional de Alimentação Escolar: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.60.eUJ4374

Palavras-chave:

Alimentação saudável, alimento funcional, escolares, saúde

Resumo

A oferta de alimentos saudáveis para indivíduos em fase escolar é fundamental para favorecer o crescimento e o desenvolvimento adequados. Os estudantes das escolas públicas brasileiras possuem o direito garantido de acesso à alimentação no ambiente escolar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os flavonoides são compostos bioativos de importância nutricional, principalmente para a prevenção e/ou combate das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que são as doenças que mais matam no mundo e têm atingido, cada vez mais, crianças e adolescentes. O objetivo desse artigo foi realizar uma revisão de literatura sobre a relevância nutricional da inserção de alimentos fontes de flavonoides na alimentação escolar. Realizou-se uma revisão de literatura pautada na leitura exploratória de textos completos selecionados através da biblioteca online Scientific Eletronic Library Online - Scielo, da base de dados Public Medline - PubMed publicados no período de 2011 a 2021 e dos documentos vinculados aos Ministérios da Educação , da Saúde e da American Dietetic Association. Nessa revisão, para compreensão do tema, foram abordadas a conceituação, contexto histórico e a aquisição de alimentos do PNAE, a situação nutricional de escolares no Brasil e a inserção de flavonoides na alimentação escolar. Concluiu-se que os alimentos fontes de flavonoides são relevantes do ponto de vista nutricional para os escolares ao prevenirem as DCNT e que podem ser facilmente inseridos no cardápio escolar, por contemplarem todos os requisitos preconizados pelo PNAE, como por serem de fácil acesso.

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Publicado

2023-02-16

Como Citar

Reis, C. . M. dos, & Zanoti Fonseca, K. (2023). Inserção de alimentos fontes de flavonoides no Programa Nacional de Alimentação Escolar: revisão de literatura. Revista Uningá, 60(1), eUJ4374. https://doi.org/10.46311/2318-0579.60.eUJ4374

Edição

Seção

Ciências da Saúde