AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS POR UMA AÇÃO SOCIAL NA CIDADE DE SOROCABA – SP
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.58.eUJ4004Palavras-chave:
Ação social, crianças, enteroparasitosesResumo
As parasitoses intestinais constituem um grave problema de saúde pública no Brasil. Crianças são particularmente vulneráveis a infecção, principalmente nas populações de baixa renda, na qual as condições de habitação promovem ambiente propício à contaminação e disseminação. O objetivo desta pesquisa foi determinar a prevalência de parasitos em amostras de fezes de crianças e adolescentes atendidos em uma ação social na cidade de Sorocaba - SP. Foi realizada a coleta de três amostras de fezes de cada criança; o material foi analisado por técnica de sedimentação espontânea seguida por microscopia. Um questionário foi aplicado para coleta de dados sobre escolaridade, hábitos alimentares, enteroparasitoses anteriores e a presença de sintomas relacionados às parasitoses. A prevalência de enteroparasitoses encontrada foi de 30%, sendo estas ocasionadas pelos protozoários Entamoeba coli (20%), Giardia lamblia (2,5%), Iodamoeba butschlii (2,5%) e Urbanorum spp (5%), não sendo observada infecção por helmintos. Neste estudo foi possível identificar uma provável contaminação de água e alimentos consumidos pelas crianças, porém com baixa frequência de resultados positivos quando comparados com os descritos na literatura geral em consequência da assistência da ação social às crianças e famílias atendidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA UNINGÁ
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.