PREVALÊNCIA E FATORES CONDICIONANTES DE LOMBALGIA EM MOTORISTAS DE CAMINHÃO DA CIDADE DE CIANORTE–PR
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2617Resumo
A lombalgia é uma condição clínica caracterizada por um conjunto de manifestações dolorosas de variada intensidade, que pode acometer a região lombar, lombossacral ou sacroilíaca. No Brasil é um grande problema no afastamento do trabalho e nos gastos do SUS. Trabalhadores que passam longos períodos sentados de forma inadequada, apresentam relação positiva com o aparecimento de lombalgia. O objetivo desse trabalho é avaliar a frequência e os fatores desencadeantes de lombalgia em motoristas profissionais de caminhão da cidade de Cianorte/PR, e estabelecer a frequência de ocorrência das variáveis de risco já definidas por outros trabalhos.
Foi realizado abordagem exploratória, descritiva e quantitativa de delineamento transversal, através da aplicação de um questionário baseado e modificado a partir dos trabalhos de Lemos (2014) e Mascarenhas et al (2014). O banco dados coletado pelos questionários foram formulados a partir do programa Microsoft Office Excel® versão 2010 e analisado através de estatística descritiva (média, frequência e desvio-padrão). Diante da pesquisa realizada com os motoristas, os dados constataram que, fatores de risco atuaram na instalação da lombalgia. Por outro lado, houveram interesse dos motoristas e da empresa em prevenir os fatores de risco para enfermidade citada e proporcionar um tratamento adequado para a dor lombar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.