A RELEVÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NUMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SOB A ÓTICA FISIOTERAPÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2589Palavras-chave:
Atenção básica; Fisioterapia; CriançaResumo
Introdução: A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) desvela no cenário de formação profissional como uma promissora estratégia, na qual são adotadas metodologias de gestão da clínica ampliada. A atuação da fisioterapia na Atenção Básica a Saúde (ABS) consiste em ações que disseminem a promoção da saúde e prevenção de doenças. Dentre os públicos, o infantil é frequente. Assim, a brinquedoteca surge como uma possível solução às dificuldades observadas no atendimento das crianças. Objetivo: O presente estudo visa analisar a relevância da implementação de uma brinquedoteca numa UBS sob a ótica fisioterapêutica. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando o referencial teórico da pesquisa-ação. Analisamos a produção e implementação dos materiais da brinquedoteca, considerando sua relevância fisioterápica. Resultados e Discussão: Como resultados, percebemos a constituição de um espaço alternativo para atendimentos, aumento no quantitativo de crianças frequentando a Unidade Básica de Saúde (UBS), interação da equipe por um objetivo comum e aumento na disponibilidade de materiais para as ações individuais e/ou grupais. Conclusão: Concluímos que a brinquedoteca surge para a fisioterapia na atenção básica como uma possibilidade de introduzir materiais alternativos ao atendimento da criança, potencializando o diálogo e a construção do vínculo.
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