FATORES DE ESTRESSE SOB A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.53.eUJ1406Resumo
Objetivo: Conhecer e analisar o conhecimento produzido
acerca dos fatores de estresse sob a percepção de
estudantes de Enfermagem. Métodos: pesquisa descritiva
exploratória com abordagem qualitativa por pesquisa
bibliográfica relevantes publicadas nos últimos anos na
literatura científica nacional, utilizando os seguintes
descritores: Estresse, Estudantes e Enfermagem, na língua
portuguesa. Resultados: Foi possível perceber que a
sobrecarga do conteúdo programático, o relatório e o
estágio curricular, o lidar com os limites humanos
(doença/morte), sentimentos de incapacidade frente às
atividades exigidas e a qualidade das relações interpessoais
são considerados fatores de estresse em grande parte dos
artigos.Conclusão: Conclui-se a importância de se estudar
como o estresse vem afetando o desempenho acadêmico dos
estudantes de enfermagem na faculdade, pois os alunos ao
se defrontar com agentes estressantes podem não se sentir
como indivíduos capazes e competentes de desenvolver um
bom desempenho acadêmico, podendo resultar em uma
autoestima diminuída.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.