PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.52.eUJ1400Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento quanto a noções de sustentabilidade e conscientização ambiental; analisar e comparar o nível de conhecimento sobre ecologia básica e avaliar a eficácia da abordagem lúdica para incutir informações sobre meio ambiente e ecologia entre alunos de escolas públicas e privadas. Foram selecionados 234 alunos do 5º ao 8º ano e adotadas aulas teóricas bem como visitas ao Laboratório de Ecologia da UFTM. Antes e após a visita um questionário com perguntas objetivas foi aplicado a 192 alunos escolhidos aleatoriamente, assim como uma avaliação aberta com questões dissertativas sobre as opiniões e atitudes do dia a dia. A correção dos questionários aplicado antes da aula mostrou a falta de embasamento teórico. No segundo questionário, observou-se que houve um aproveitamento razoável, mas ainda há necessidade de incorporar os conhecimentos no cotidiano e realmente assimilar conceitos básicos. O modelo adotado no nosso experimento foi inadequado para a proposta inicial e aparentemente não produziu resultados satisfatórios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.