ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO CONTRA A PRÁTICA DO BULLYING NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.29.eUJ972Resumen
Este estudo apresenta os fundamentos do bullying e levanta estratégias de intervenção indicadas
pelos estudos científicos na prevenção de práticas de bullying entre os alunos, para que esses evitem
situações de repercussões psicológicas, comportamentais e sociais. O fenômeno caracteriza-se por
um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente,
adotada por um ou mais estudantes contra outro ou outros, causando dor, angústia, sofrimento e
exclusão, além de danos físicos, morais e materiais, sendo executadas dentro de uma relação
desigual de poder. Os dados referenciados nos estudos pesquisados demonstram uma clara melhora
na tendência do comportamento bullying na escola, baixando potencialmente os índices de vítimas e
bullies.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.