ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO CONTRA A PRÁTICA DO BULLYING NAS ESCOLAS

Autores

  • MARCELO NEIVA LIMA
  • DIEGO ITIBERE CUNHA VASCONCELOS
  • RICARDO BRANDT
  • ALEXANDRO ANDRADE

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.29.eUJ972

Resumo

Este estudo apresenta os fundamentos do bullying e levanta estratégias de intervenção indicadas
pelos estudos científicos na prevenção de práticas de bullying entre os alunos, para que esses evitem
situações de repercussões psicológicas, comportamentais e sociais. O fenômeno caracteriza-se por
um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente,
adotada por um ou mais estudantes contra outro ou outros, causando dor, angústia, sofrimento e
exclusão, além de danos físicos, morais e materiais, sendo executadas dentro de uma relação
desigual de poder. Os dados referenciados nos estudos pesquisados demonstram uma clara melhora
na tendência do comportamento bullying na escola, baixando potencialmente os índices de vítimas e
bullies.

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Publicado

2011-09-20

Como Citar

LIMA, M. N., VASCONCELOS, D. I. C., BRANDT, R., & ANDRADE, A. (2011). ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO CONTRA A PRÁTICA DO BULLYING NAS ESCOLAS. Revista Uningá, 29(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.29.eUJ972

Edição

Seção

Ciências da Saúde