O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de prática
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.22.eUJ850Resumen
Sabendo-se da importância das técnicas de metodologias
pedagógicas ativas como estratégia de ensino reflexivo apresenta-se este
trabalho com o objetivo de descrever a vivência do ensino em Saúde
Coletiva do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário
de Araraquara – UNIARA. Neste estudo, será apresentada a proposta que
norteou o trabalho da disciplina durante o ano de 2005 com a participação
de 24 alunos matriculados no terceiro e quarto semestres bem como os
relatos dos mesmos. Ao final do processo os alunos responderam a um
questionário. Dentre as principais dificuldades deste tipo de metodologia
apontadas pelos alunos está o foco centrado no aluno, a dificuldade em
resolver problemas, a incapacidade de ouvir, o método de avaliação,
apresentação de relatórios e o trabalho em grupo. A proposta foi
considerada excelente por 22 alunos. Pode-se notar ao final do processo
que esta experiência, abriu espaço para a construção de um novo conceito
de Odontologia tanto para os alunos quanto para a comunidade o que tem
impulsionado iniciativas entusiasmadas elaboradas pela equipe de
trabalho.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.