O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de prática
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.22.eUJ850Resumo
Sabendo-se da importância das técnicas de metodologias
pedagógicas ativas como estratégia de ensino reflexivo apresenta-se este
trabalho com o objetivo de descrever a vivência do ensino em Saúde
Coletiva do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário
de Araraquara – UNIARA. Neste estudo, será apresentada a proposta que
norteou o trabalho da disciplina durante o ano de 2005 com a participação
de 24 alunos matriculados no terceiro e quarto semestres bem como os
relatos dos mesmos. Ao final do processo os alunos responderam a um
questionário. Dentre as principais dificuldades deste tipo de metodologia
apontadas pelos alunos está o foco centrado no aluno, a dificuldade em
resolver problemas, a incapacidade de ouvir, o método de avaliação,
apresentação de relatórios e o trabalho em grupo. A proposta foi
considerada excelente por 22 alunos. Pode-se notar ao final do processo
que esta experiência, abriu espaço para a construção de um novo conceito
de Odontologia tanto para os alunos quanto para a comunidade o que tem
impulsionado iniciativas entusiasmadas elaboradas pela equipe de
trabalho.
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