A A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE PARA O PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA: UMA QUESTÃO ÉTICA E TÉCNICA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ82Palabras clave:
analista; ética; projeção; transferência; contratransferência.Resumen
Diante da importância do papel que o psicólogo desempenha durante a análise, o presente trabalho é uma revisão literária de caráter qualitativo tendo como base a teoria da psicologia analítica, no qual buscou-se descrever a importância da análise pessoal do psicólogo para a realização do seu trabalho, desmistificando a figura do analista como um ser superior, colocando-o assim como um sujeito atuante na prática terapêutica.
O referido trabalho procurou propiciar a conscientização a respeito da importância de que o analista separe suas vivências pessoais dos conteúdos internos de seus pacientes, deixando assim explícito que a ferramenta que ele dispõe para que ocorra essa separação é sua própria análise pessoal. Para tanto, a figura do analista foi ressignificada de um ser superior para fundamentalmente um ser ético, que é consciente de suas fragilidades e que deste modo está sujeito a sofrer os efeitos dos fenômenos que norteiam a análise como a projeção, transferência e principalmente contratransferência. O esclarecimento destes fatores que compõe o processo terapêutico pela perspectiva do analista ajudou no esclarecimento acerca dos efeitos negativos que a não realização da análise por parte do analista acarreta na análise. Por fim, o analista no decorrer de sua formação deve ter internalizado a sua responsabilidade para com o analisando e assim buscar durante toda a sua vida profissional a procura pelo entendimento do seu próprio inconsciente para que não interfira de modo negativo na análise utilizando-se para tanto da análise pessoal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.