INCIDÊNCIA DE LESÕES POR PRESSÃO EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Autores/as

  • Angela Enderle Candaten Centro Universitário da Serra Gaúcha
  • Yasmine Bado Boeira Centro Universitário da Serra Gaúcha/RS
  • Ruy de Almeida Barcellos Centro Universitário da Serra Gaúcha/RS

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ1455

Palabras clave:

Lesão por pressão; Unidades de Terapia Intensiva; Papel do Profissional de Enfermagem

Resumen

Programas de cuidado com a pele para a prevenção de lesões, baseados em diretrizes internacionais, têm contribuído para a diminuição do número de lesões de pele em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), embora nem todos os fatores de risco para o seu desenvolvimento sejam conhecidos, devido às especificidades de cada paciente, de cada doença associada e da realidade das instituições de saúde. As lesões por pressão são um desafio a ser enfrentado na internação dos pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva, pois a ocorrência de lesões prolonga a internação, aumenta custos e favorece a ocorrência de infecções. Perante isso, o objetivo do estudo foi avaliar a incidência de lesões por pressão em um Hospital da Serra Gaúcha, no período de Janeiro a Outubro de 2017. Para tanto, trata-se de um estudo de coorte retrospectivo, descritivo. Os dados foram coletados por meio da consulta a prontuários eletrônicos, no segundo semestre de 2017. Foram coletados dados de 39 pacientes, onde a incidência de lesão por pressão foi de 6,19%. Destes a maioria eram do sexo masculino (71,8%), acometendo, principalmente, a região sacral (71,8%). Evidencia-se neste estudo que o surgimento das lesões por pressão, ainda é uma realidade durante a internação dos pacientes na UTI e o enfermeiro tem papel fundamental no planejamento das ações e cuidados de enfermagem, no tratamento e escolha de coberturas adequadas. Ainda, o profissional enfermeiro tem um papel relevante enquanto educador da equipe, pacientes e familiares tendo em vista a melhor compreensão e sensibilização de todos os sejeitos envolvidos nesse processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Enderle Candaten, Centro Universitário da Serra Gaúcha

Enfermeira, mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, e-mail: aecandaten@hcpa.edu.br, Telefone: (54)996092782. Endereço: Rua Ramiro Barcellos, 1915. Apto 203. Bairro: Independência. CEP: 90035-006.

Yasmine Bado Boeira, Centro Universitário da Serra Gaúcha/RS

Enfermeira, graduada pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG.

Ruy de Almeida Barcellos, Centro Universitário da Serra Gaúcha/RS

Enfermeiro, mestre em Enfermagem pela Universidade de Caxias do Sul/RS. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG.

Publicado

2019-03-17

Cómo citar

Candaten, A. E., Boeira, Y. B., & Barcellos, R. de A. (2019). INCIDÊNCIA DE LESÕES POR PRESSÃO EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Uningá, 56(S2), 30–40. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ1455