HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

Autores/as

  • ADRIANA CRISTINA DE ARAUJO FIGUEIREDO
  • CARLA JANICE COELHO

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.39.eUJ1149

Resumen

A humanização do ambiente hospitalar e da assistência à
saúde não se concretiza se estiver centrada unicamente em fatores
motivacionais externos ou somente no usuário. O hospital humanizado é
aquele que contempla, em sua estrutura física, tecnológica, humana e
administrativa, a valoração e o respeito à dignidade da pessoa humana,
seja ela paciente, familiar ou o próprio profissional que nele trabalha,
garantindo condições para um atendimento de qualidade. O profissional
da saúde, ao refletir sobre as condições e relações de trabalho e o seu
modo de agir, pode inserir-se na realidade, de uma maneira mais crítica e
consciente. Problematizar e concretizar a humanização do ambiente, mais
especificamente a partir do trabalhador, implica uma reflexão crítica e
dialógica acerca dos princípios e valores que norteiam a prática dos
profissionais, de modo a assumirem sua condição de sujeitos e agentes de
transformação. O trabalho objetiva explicitar como se desencadeia um
processo de humanização, numa instituição hospitalar junto aos
funcionários do setor laboratorial, centrado, inicialmente, no trabalhador,
mediante a problematização coletiva das condições de trabalho e a
construção de relações dialógicas, horizontais e reflexivas, com a tomada
de consciência e de modificação de si próprio, da equipe, tendo em vista
sua humanização e a humanização do meio em torno de si. A pesquisa foi
desenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal da
Grande Dourados–UFGD, no período de novembro e dezembro de 2012.

Os resultados mostram que os profissionais concluíram que é possível
contribuir com o processo de humanização, construindo, no coletivo, um
ambiente favorável para o trabalho e que todos têm potencial para essa
construção. É possível compreender que a humanização é uma nova visão
de atendimento ao paciente/usuário/colaborador/gestor, possibilitando um
trabalho de melhor qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-03-20

Cómo citar

FIGUEIREDO, A. C. D. A., & COELHO, C. J. (2014). HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD. Revista Uningá, 39(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.39.eUJ1149

Número

Sección

Health Sciences