O BRINCAR E O BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO INSTRUMENTOS LÚDICOS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PRÉ-ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.35.eUJ1092Resumen
O presente trabalho faz um levantamento bibliográfico sobre algumas considerações
sobre o Brincar e o Brinquedo Terapêutico como instrumento utilizado em pró do pré-escolar
em situações que interferem em seu cotidiano, como a hospitalização, foco do presente
trabalho. Objetivo: Verificar na literatura brasileira de 1997 a 2007, estudos sobre a
influência do brinquedo terapêutico e dos instrumentos lúdicos na assistência de enfermagem
durante o período em que a criança pré-escolar é submetida a procedimentos considerados
intrusivos na Atenção Básica de Saúde e no Ambiente Hospitalar. Metologia: Procedeu-se
uma revisão sistemática da literatura científica nacional de 1997 até 2007, em três bancos de
dados, o SCIELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-
Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Biblioteca Regional de Medicina, Brasil) e
MEDLINE (National Library of Medicine, Estados Unidos) que inclui artigos publicados em
periódicos indexados. Para a busca dos dados foram utilizados os descritores: pré-escolar,
brinquedo terapêutico e arteterapia. Resultados: Foram encontrados dez artigos, desses, seis
foram considerados. Os artigos foram publicados dentre os anos de 2001 a 2007. Conclusão:
Observou-se que a promoção do brincar na hospitalização infantil pode facilitar, abrindo
possibilidades para uma assistência mais criativa e humanizada, reduzindo os efeitos
estressantes. Palavras-chave: pré-escolar, brinquedo terapêutico, arteterapia
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