ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO CONTRA A PRÁTICA DO BULLYING NAS ESCOLAS

Authors

  • MARCELO NEIVA LIMA
  • DIEGO ITIBERE CUNHA VASCONCELOS
  • RICARDO BRANDT
  • ALEXANDRO ANDRADE

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.29.eUJ972

Abstract

Este estudo apresenta os fundamentos do bullying e levanta estratégias de intervenção indicadas
pelos estudos científicos na prevenção de práticas de bullying entre os alunos, para que esses evitem
situações de repercussões psicológicas, comportamentais e sociais. O fenômeno caracteriza-se por
um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente,
adotada por um ou mais estudantes contra outro ou outros, causando dor, angústia, sofrimento e
exclusão, além de danos físicos, morais e materiais, sendo executadas dentro de uma relação
desigual de poder. Os dados referenciados nos estudos pesquisados demonstram uma clara melhora
na tendência do comportamento bullying na escola, baixando potencialmente os índices de vítimas e
bullies.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-09-2011

How to Cite

LIMA, M. N., VASCONCELOS, D. I. C., BRANDT, R., & ANDRADE, A. (2011). ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO CONTRA A PRÁTICA DO BULLYING NAS ESCOLAS. Revista Uningá, 29(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.29.eUJ972

Issue

Section

Health Sciences