PREVALÊNCIA DE Staphylococcus aureus NOS VESTÍBULOS NASAIS E MÃOS DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM UM HOSPITAL DO OESTE DO PARANÁ, BRASIL

  • BÁRBARA GABRIELLA SILVA MOREIRA
  • LEYDE DAIANE DE PEDER
  • CLAUDINEI MESQUITA DA SILVA

Resumo

A Staphylococcus aureus é um dos principais patógenosenvolvidos na intoxicação alimentar, ele habita a pele, aorofaringe e frequentemente, a nasofaringe do humano, apartir da qual pode facilmente contaminar as mãos dosmanipuladores de alimentos. O presente estudo objetivouinvestigar a presença de S. aureus na mucosa nasal e mãosde manipuladores de alimentos em um hospital em Cascavel-PR, entre Agosto e Setembro de 2015. Foram coletadas50 amostras de 25 indivíduos, incluindo mãos e mucosanasal, utilizando swab estéril embebido em solução de NaCl0,9%. As amostras foram semeadas em ágar manitol e ascolônias isoladas foram submetidas a provas bioquímicas.Dos manipuladores analisados, 48% (12/25) albergavam S.aureus na mucosa nasal, porém nas mãos, não foram encontradasamostras positivas para o patógeno. Em relaçãoà prevalência da bactéria na mucosa nasal, verificou-se quea idade entre 34 a 44 anos (60%), etnia branca (64%), copeira,(64%), os manipuladores de alimentos que trabalhammais de três anos no setor (56%) e os destros (96%)foram os mais acometidos. Verificou-se ausência de S. aureusnas mãos dos manipuladores, o que sugere lavagem demãos adequada desses profissionais de saúde, assim comocontribui para a diminuição da transmissão de doenças.
Publicado
2016-10-10
Como Citar
MOREIRA, BÁRBARA GABRIELLA SILVA; DE PEDER, LEYDE DAIANE; DA SILVA, CLAUDINEI MESQUITA. PREVALÊNCIA DE Staphylococcus aureus NOS VESTÍBULOS NASAIS E MÃOS DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM UM HOSPITAL DO OESTE DO PARANÁ, BRASIL. REVISTA UNINGÁ REVIEW, [S.l.], v. 28, n. 1, out. 2016. ISSN 2178-2571. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/1846>. Acesso em: 30 nov. 2021.