MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS: APROVEITAMENTO DE SUBPRODUTOS NA AGROINDÚSTRIA

Aproveitamento de subprodutos na agroindústria

  • MARLON THIAGO DE CARVALHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • ROSÂNGELA BERGAMASCO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • RAQUEL GUTTIERRES GOMES Universidade Estadual Maringá

Resumo

A atividade agroindustrial gera altas quantidades de resíduos que podem causar impacto ambiental. O homem tem buscado cada vez mais uma alimentação saudável e rica em nutrientes, onde o aproveitamento dos subprodutos provenientes da agroindústria pode ser uma das alternativas, podendo ajudar no aumento da qualidade nutricional dos alimentos e redução dos impactos ambientais. Para extrair os compostos bioativos presentes nos alimentos, muitas técnicas têm sido utilizadas sendo, a mais difundida, por solventes. Estas aplicadas em diferentes matrizes onde a combinação do solvente e aquecimento facilita a transferência de massa. O objetivo deste trabalho é mostrar uma revisão bibliográfica das atuais tendências e resultados na extração de compostos bioativos em subprodutos da cadeia da agroindústria alimentar, relatando os subprodutos trabalhados, métodos aplicados e alternativas emergentes aos métodos convencionais. Os métodos que se destacam na extração de compostos bioativos não convencionais são: utilização de solventes não convencionais, extração por pressão negativa, extração supercrítica com CO2, extração líquida pressurizada, extração com água subcrítica, extração assistida por ultrassom e extração por membranas filtrantes. Com a utilização dos métodos não convencionais o que destaca como vantagem é o aumento nos teores de compostos obtidos e maior seletividade, uso de menor quantidade de energia e solventes biodegradáveis, porém, esses métodos são pouco explorados em escala industrial talvez pelo custo e necessidade de ajustes no processo. Algumas pesquisas têm apresentado alternativas promissoras a extração, no aproveitamento dos resíduos, entre elas, aplicação da biotecnologia, técnicas físicas e a utilização dos resíduos como componentes para enriquecimento de alimentos.


Palavras-chave: Compostos bioativos. extração de compostos fenólicos. subprodutos de alimentos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
  1. Rosângela Bergamasco, Título Doutor e Pós-doutorado, Vínculo com universidade Estadual de Maringá, Atividade docente/pesquisadora, Departamento de engenharia química, E-mail ro.bergamasco@hotmail.com
##submission.authorWithAffiliation##
  1. Raquel Guttierres Gomes, Título Doutor, Vínculo Universidade Estadual Maringá

Atividade docente / pesquisadora, Departamento de Engenharia de Alimentos,

E-mail rgutti02@bol.com.br

Publicado
2018-03-14
Como Citar
CARVALHO, MARLON THIAGO DE; BERGAMASCO, ROSÂNGELA; GOMES, RAQUEL GUTTIERRES. MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS: APROVEITAMENTO DE SUBPRODUTOS NA AGROINDÚSTRIA. REVISTA UNINGÁ REVIEW, [S.l.], v. 33, n. 1, p. 66 - 84, mar. 2018. ISSN 2178-2571. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/1534>. Acesso em: 25 maio 2018.