A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO DOCENTE, QUE ATUA NO ENSINO TÉCNICO: E O SABER FORMAR PROFISSIONAIS CAPAZES DE PENSAR E GESTAR SOLUÇÕES.

  • Laura da Glória Martins Pereira Uningá
  • Adilson Lopes Cardoso

Resumo

O ensino profissionalizante vem sofrendo alterações significativas nos últimos anos, com a mudança de uma formação tradicionalista, mecanizada e reprodutivista para um modelo de ensino por competências. Este estudo teve como objetivo discutir sobre o papel do enfermeiro professor na prática do ensino profissionalizante. Para desenvolver este estudo descritivo reflexivo foi realizada revisão bibliográfica sistemática, em periódicos nacionais e internacionais (base de dados: ScientificElectronic Library Onlinee Medical LiteratureAnalysisandRetrieval System Online) nos anos de 2004 a 2016. O papel do enfermeiro professor é garantir que se apropriem do instrumento científico, técnico, tecnológico, de pensamento, político, social e econômico, de desenvolvimento cultural, para que sejam capazes de pensar e gestar soluções.

Publicado
2017-10-19
Como Citar
PEREIRA, Laura da Glória Martins; CARDOSO, Adilson Lopes. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO DOCENTE, QUE ATUA NO ENSINO TÉCNICO: E O SABER FORMAR PROFISSIONAIS CAPAZES DE PENSAR E GESTAR SOLUÇÕES.. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 54, n. 1, out. 2017. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/9>. Acesso em: 20 out. 2018.
Seção
Artigos