PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA UNIDADE DETERAPIA INTENSIVA QUANTO AO CUIDADO PRESTADO AOCLIENTE ONCOLÓGICO SEM POSSIBILIDADE TERAPÊUTICA
Resumo
O objetivo deste estudo é conhecer as percepções da equipe de enfermagem da Unidadede Terapia Intensiva de uma instituição hospitalar da região Oeste de Santa Catarinaacerca do cuidado prestado ao cliente oncológico sem possibilidade terapêutica.Pesquisa qualitativa do tipo descritiva, sendo a amostra constituída por seisprofissionais de enfermagem atuantes na unidade de terapia intensiva pacientes no oestede Santa Catarina. A equipe de enfermagem se mostrou abalada ao falar dossentimentos acerca dos cuidados ao paciente oncológico fora das condições terapêutica,não possuem sugestões de melhorar a conduta diante da terminalidade, sendo possívelperceber a existência de um paradigma em falar sobre a morte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.