PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES QUE UTILIZARAM A VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO-INVASIVA NO HOSPITAL MEMORIAL DE MARINGÁ NOS ANOS DE 2008 E 2009
Resumo
Ventilação mecânica não invasiva (VNI) consiste em um suporte ventilatório alternativo que tem por função otimizar as trocas gasosas, reduzindo o esforço respiratório do indivíduo. O presente artigo teve como objetivo caracterizar o perfil dos pacientes que utilizaram a VNI nos anos de 2008 e 2009. Realizou-se, nas fichas cardiorrespiratórias do Hospital memorial de Maringá nos anos de 2008 e 2009, uma coleta de dados referentes ao sexo, raça, idade, doença de base, tempo de uso, sintomas e sinais clínicos dos pacientes que utilizaram a VNI, e os dados foram submetidos uma análise descritiva. Conclui-se que o perfil epidemiológico demonstrou que mulheres (53%), da raça branca (49%) com idade acima de 60 anos (79%), que utilizaram a VNI por menos de 3 sessões (84%) tendo como principal sinal a ausculta ruidosa (40%), e com doença de base mais comum de pneumonia (30%) foram os mais utilizaram VNI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.