ESTUDO RETROSPECTIVO DA ETIOLOGIA, SENSIBILIDADE ANTIBIÓTICA, AVALIAÇÃO HEMATOLÓGICA E BIOQUÍMICA DE INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO DE CÃES E GATOS
Palavras-chave:
Antibiograma, Cultura, ITU, Leucograma, ResistênciaResumo
As infecções do trato urinário (ITU) são consideradas frequentes na rotina clínica veterinária, podendo ser ocasionadas por bactérias gram positivas e negativas. A principal preocupação relacionada às infecções de origem bacteriana é o aumento dos isolados resistentes a diversos antibióticos. Dessa forma, a realização da identificação do agente causador e do antibiograma é importante para garantir o tratamento ideal e diminuir a seleção de microrganismos resistentes. O objetivo do presente estudo foi avaliar, retrospectivamente, os laudos das uroculturas, achados hematológicos e bioquímicos de 26 animais com suspeita de ITU atendidos entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018 na Clínica Veterinária do Centro Universitário Ingá. Com relação aos resultados obtidos, foi observada uma maior ocorrência de infecção na espécie canina. Com relação ao sexo dos animais, nos cães, a maior ocorrência de infecção se deu em fêmeas, diferentemente dos felinos. O gênero Staphyloccocus foi o agente bacteriano gram positivo mais prevalente nas uroculturas. Por sua vez, a espécie Proteus mirabilis foi o microrganismo gram negativo mais isolado. Com relação aos antibióticos testados, a enrofloxacina apresentou melhor eficiência em amostras de ambas as espécies bacterianas. Em contrapartida, a norfloxacina foi o antibiótico que apresentou o pior desempenho. Os achados hematológicos e bioquímicos apresentaram pouco valor de diagnóstico. O presente trabalho reforça a necessidade da inclusão da cultura bacteriana e do antibiograma nos exames de rotina em casos suspeitos de infecção do trato urinário a fim de se realizar o tratamento mais adequado para cada caso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.