PERCEPÇÃO QUANTO AO TEOR DE SÓDIO DE PRODUTOS CONSUMIDOS POR UNIVERSITÁRIOS: EFICÁCIA DE UMA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL
Resumo
OBJETIVO: O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia de
uma intervenção nutricional sobre a percepção do teor de
sódio de produtos frequentemente consumidos por universitários.
METODOLOGIA: O estudo foi realizado com
estudantes que frequentavam um Restaurante Universitário,
através da aplicação de três questionários. O primeiro
avaliou quais os alimentos mais presentes em suas rotinas,
seguido pela avaliação do nível de conhecimento destes,
quanto ao teor de sal destes alimentos. Foi então realizada
uma intervenção nutricional, priorizando métodos de educação
nutricional, com incentivo ao aumento dos conhecimentos
quanto ao teor de sódio presentes em alguns alimentos
industrializados. Em seguida, aplicou-se novamente
o questionário para avaliação do conhecimento do teor de
sódio. Os dados foram analisados com auxílio do software
Excel. RESULTADOS: O estudo teve participação de 86
universitários, com idade entre 18 e 25 anos. A média geral
de acertos antes da intervenção foi de 37,14% e depois da
intervenção foi de 48,71%, não havendo diferença significativa
(p>0,05). CONCLUSÃO: Apesar do aumento dos
conhecimentos sobre o teor de sódio não ter sido significativo,
a educação nutricional é percebida como uma ação
eficaz, principalmente em estudos com maior durabilidade e
metodologias de contato direto com o público alvo, sendo
esta, uma boa forma de transmitir informações e orientações.
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