ATENDIMENTO HUMANIZADO NO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • LUAN RIBEIRO DOS SANTOS ASSIS
  • ÍTALO ARÃO PEREIRA RIBEIRO
  • ANNE KAROLINNE E SILVA ALVES
  • MARIA ADELAIDE DUARTE NETA

Resumo

Objetivou-se com este estudo, caracterizar os artigos científicos
relacionados à humanização dos profissionais de saúde que
prestam atendimento em unidades de Urgência e Emergência e
verificar nesses, a importância da Humanização. Na busca por
respostas aos objetivos, adotou-se a revisão sistemática. Foram
encontrados trabalhos de 2008 até 2011, um tempo relativamente
curto já que o PNH vem sendo implantado desde 2003.
A metodologia utilizada em quatro dos oito trabalhos, utilizou-
se a pesquisa qualitativa, 2 artigos de revisão, um ensaio e
um estudo comparativo. Fazendo uma análise geral do que
vem sendo discutido sobre Humanização pode-se destacar a
prioridade no atendimento através da acolhida, com consequente
fortalecimento da integralidade da assistência, e a preocupação
com a saúde do profissional, em especial, a saúde
emocional. Conclui-se que ainda é pequena a quantidade de
estudo na área, pela importância do tema, identificando que a
humanização na atualidade ainda deixa a desejar, mas a implantação
de um processo assistencial humanizado em unidades
de Urgência e Emergência é completamente viável e de
extrema necessidade.

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Publicado

2016-01-11

Como Citar

ASSIS, L. R. D. S., RIBEIRO, ÍTALO A. P., ALVES, A. K. E. S., & DUARTE NETA, M. A. (2016). ATENDIMENTO HUMANIZADO NO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Uningá Review, 25(1). Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1750

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