REVISÃO SISTEMÁTICA DE TERMOS ANATÔMICOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • ALESSANDRA SANTIN SANTI
  • CLAUDIA CRISTINA BATISTA EVANGELISTA COIMBRA
  • MARCIA APARECIDA CARRARA

Resumo

A terminologia anatômica é de grande importância para a
comunicação entre os profissionais da área da saúde, visto
que a base da linguagem do corpo humano está na Anatomia.
Tal linguagem nos livros didáticos deve ser empregada
através do uso de termos corretos para não dificultar e/ou
prejudicar a aprendizagem dos alunos. O presente trabalho
trata-se de uma revisão sistemática dos livros de Fisiologia
do Exercício utilizados no curso de Educação Física, que
tem por objetivo identificar os termos anatômicos incorretos
ou desatualizados ainda presentes nos mesmos. Os resultados
evidenciaram 5,81%, 6,35% e 7,03% de erros e
desatualizações nos três livros analisados. Nesse sentido,
observou-se que mesmo após a última atualização da Nômina
Anatômica, os livros analisados ainda possuem
eponômios e termos anatômicos errôneos e antepassados, o
que pode prejudicar o aprendizado acadêmico ao gerar
dúvidas sobre qual o termo correto a ser utilizado na sua
prática laboral.

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Publicado

2015-11-10

Como Citar

SANTI, A. S., COIMBRA, C. C. B. E., & CARRARA, M. A. (2015). REVISÃO SISTEMÁTICA DE TERMOS ANATÔMICOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS. Uningá Review, 24(2). Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1698

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