OCORRÊNCIA DE BULLYING NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • GUSTAVO AFFONSO PISANO MATEUS
  • IVONE PINGOELLO

Resumo

O Bullying pode ser definido como conjunto de atitudes
agressivas, repetitivas e intencionais adotadas por uma
pessoa ou um grupo de pessoas com finalidade de causar
angústia, dor e sofrimento. Tal forma de agressão ocorre
em relação desigual de poder, culminando em real situação
de desvantagens para suas vítimas. Pesquisadores de todo o
mundo atentam para este fenômeno e cada vez mais, apontam
aspectos preocupantes em relação ao seu crescimento.
Mediante as consequências relacionadas a esse fenômeno o
presente estudo objetivou verificar a existência de bullying
no Ensino Superior e analisar estatisticamente a relação
entre algumas variáveis como Curso de Graduação, Idade,
Etapa de Graduação e Sexo na ocorrência do bullying no
ensino superior. O estudo foi permeado por uma perspectiva
quantitativa descritiva e envolveu acadêmicos de diversos
cursos de graduação de uma Instituição de Ensino
Superior, que participaram voluntariamente respondendo
a um questionário previamente elaborado. Após a coleta
dos dados a análise de variância unifatorial (ANOVA One-
way) foi utilizada para avaliar quais as variáveis foram
significativas para a prática de bullying, e para testar a
variável idade foi utilizada a análise não-paramétrica de
variância (teste de Kruskal-Wallis), a ANOVA e o teste de
Kruskal-Wallis foram realizados no programa Statistica®
7.1. e o nível de significância estatístico adotado para todas
as análises foi de p < 0,05. Como resultado pode-se observar
uma relação significativa das variáveis Curso de Graduação,
Idade e Etapa de Graduação com o fenômeno bullying,
revelando a relação de tais variáveis com a ocorrência do
fenômeno

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-10

Como Citar

MATEUS, G. A. P., & PINGOELLO, I. (2015). OCORRÊNCIA DE BULLYING NO ENSINO SUPERIOR. Uningá Review, 22(3). Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1631

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)