AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE BULLYING EM ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE IPATINGA
Resumo
Bullying é um comportamento de agressão/vitimização, mais notório
nas instituições escolares atualmente. Tal comportamento se manifesta
por atos repetidos de agressão física, discriminação e intimidação
a pessoas ou grupos. Por ser um tema de grande relevância social
em que os adolescentes estão envolvidos, faz-se importante adquirir
informações para ajudar no enfrentamento desse grave problema. O
objetivo deste estudo foi averiguar fatores relacionados ao bullying
entre adolescentes nas escolas do município de Ipatinga, Minas Gerais.
A pesquisa avaliou 331 alunos entre 12 e 17 anos do ensino fundamental
e médio de três escolas públicas e uma particular do município
de Ipatinga. Um questionário foi distribuído para cada adolescente
e respondido na presença do pesquisador, para melhor esclarecimento
a respeito das perguntas. Foram realizadas análises descritivas
de todas as informações coletadas por meio de tabelas de distribuição
de frequências e medidas de tendência central e variabilidade.
Para a avaliação de possíveis associações, foram utilizados os
testes qui-quadrado de Pearson, t-Student ou Mann-Whitney. Nas
análises, foi considerado um nível de significância de 5%. A prevalência
de bullying entre os escolares foi de 47,2%. O tipo predominante
foi xingar, colocar apelido ou rir do colega (58,9%), seguido
por contar mentira ou fazer fofoca (21,3%). Após ser vítima do bullying,
31,3% não se incomodaram; 22,5% sentiram raiva; 21,6%
sentiram-se mal e 17,6% ficaram preocupados sobre o que os outros
pensariam deles. A maioria das vítimas (70,1%) não teve ajuda do
professor para não sofrerem bullying novamente, porque estes não
tinham conhecimento da ofensa. Houve associação significativa entre
os estudantes que sofreram e também praticaram bullying (p < 0,05).
O bullying tem alta incidência entre os escolares. O tipo prevalente
foi xingar, colocar apelido ou rir do adolescente. O aluno que é vítima
pratica mais bullying em relação a quem nunca sofreu essa forma
de violência.
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