Sobre a Revista

APRESENTAÇÃO

A Uningá Review foi criada em 2010, a revista é gerenciada por meio da plataforma do Open Journal Systems (OJS/PKP). Apresenta estratificação B3 pelo Qualis Periódicos/CAPES (2017-2020). 

e-ISSN: 2178-2571

Prefixo DOI: 10.46311

O periódico conta com as seguintes indexações: 

  1. European Reference Index for the Humanities (ERIH PLUS)
  2. Research Bible
  3. UGC
  4. Google Acadêmico
  5. Internet Archive Scholar
  6. Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org)
  7. EBSCO host – Fonte Acadêmica
  8. Revistas de Acesso Livre (LivRe)
  9. Asian Science Citation Index (ASCI Database)
  10. CAB Abstracts
  11. Scilit
  12. Wikidata 
  13. Directorio Latindex
  14. Diadorim
  15. Directory of Open Access Journals (DOAJ)
  16. Directory of Open Access scholarly Resources (ROAD)
  17. Directory of Academic and Scientific Journals (EuroPub)
  18. Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Miguilim)
  19. Open Science Directory
  20. Journals Insights
  21. Sherpa Romeo
  22. Zeitschriftendatenbank (ZDB)
  23. Electronic Journals Library (EZB)
  24. Système Universitaire de Documentation (SUDOC)
  25. Fatcat!
  26. Catálogo 2.0 Latindex
  27. OpenAlex
  28. Information Matrix for the Analysis of Journals (MIAR)
  29. Bielefeld Academic Search Engine (BASE) 
  30. Türk Eğitim Indeksi (Tei)
  31. AURA
  32. Portal de Periódicos da Capes
  33. Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr)

A partir do ano de 2020, adotou-se a publicação contínua, isto é, o Open Journal Systems (OJS) encontra-se aberto para submissão de estudos em qualquer período do ano, acarreta, assim, fluidez no processo de avaliação e de publicação de trabalhos. Desde 2021, aderiu-se à inclusão do inglês, além do português já existente, tornando o periódico bilíngue. A publicação em outra língua contribui para a disseminação dos estudos, a fim de alcançar maior número de pesquisadores e de leitores.

Os artigos submetidos em português, após aprovação, deverão ser traduzidos para o inglês, com certificação de tradução emitida por um profissional da área, juntamente com a correção/revisão do abstract. O membro da equipe responsável por copy editing irá averiguar a tradução do artigo, se ocorrer de estar desalinhado aos padrões da revista, ter ciência de que o estudo será devolvido para reformulação.

Já os artigos submetidos em inglês, após aprovação, deverão ser revisados com certificação de revisão emitida por um profissional da área. O membro da equipe responsável por copy editing irá ponderar a revisão do artigo, se ocorrer de estar desalinhado aos padrões da revista, estar ciente de que o estudo será devolvido para reformulação. Ademais, uma cópia da versão em português é exigida pelo periódico. 

Além disso, o periódico segue a política de privacidade que ocorre do momento da submissão até a publicação dos trabalhos. As submissões devem ser realizadas apenas com textos originais que não estejam submetidos simultaneamente a outros periódicos ou que infringem o direito de terceiros. O conteúdo do texto é de total responsabilidade de seus autores. Uma vez submetido o texto, o autor estará concordando com todas as políticas e as diretrizes estipuladas pelo periódico. 

FOCO E ESCOPO

A Uningá Review destina-se à publicação multidisciplinar de artigos originais, de relatos de casos e de revisões de literatura. Tem por missão a difusão e o desenvolvimento da ciência nas seguintes áreas do conhecimento:

 Meio ambiente e Agrárias

Biodiversidade, Agronomia, Recursos florestais e engenharia florestal, Engenharia agrícola, Zootecnia, Recursos pesqueiros e engenharia de pesca, Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia dos Alimentos.

 Ciências Exatas, da Terra e as Engenharias

Engenharia civil, Engenharia Sanitária, Engenharia de Transportes, Engenharia de Minas, Engenharia de matérias e metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia nuclear, Engenharia Mecânica, Engenharia de produção, Engenharia naval e oceânica, Engenharia aeroespacial, Engenharia Elétrica, Engenharia Biomédica, Matemática, probabilidade e estatística, Ciência da computação, Astronomia, Física, Química, Geociências.

 Ciências Humanas e Sociais 

Direito, Administração, Turismo, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Desenho industrial, Planejamento urbano e regional, Demografia, Ciências da informação, Museologia, Comunicação, Serviço Social, Filosofia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, História, Geografia, Psicologia, Educação, Ciências Políticas.

 Submissões nas áreas de Ciências da Saúde e Biológicas I, II e III devem ser direcionadas para a Revista Uningá.

POLÍTICA E DIRETRIZES

Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, por meio da plataforma do Open Journal Systems, disponibilizada no site da Uningá Review, mediante cadastro do autor.

Uma vez cadastrado, o(s) autor(es) pode(m) realizar o acesso e submeter o texto à apreciação do Conselho Editorial visando à publicação. Apenas um texto por vez deve ser submetido para publicação. O processo editorial pode ser acompanhado mediante acesso ao sistema apenas pelo autor. Todo o processo editorial é sigiloso.

O trabalho submetido para publicação na Uningá Review deve apresentar as seguintes configurações: 

  • Ser original e inédito.
  • Ter até oito autores.
  • Ser escrito em língua portuguesa ou em língua inglesa, contendo entre 8 e 20 páginas.
  • Incluir o título em português e em inglês. 
  • Incluir um resumo e um abstract (de 150 a 250 palavras cada), antes do início do texto.
  • Após os resumos, incluir linearmente entre três e cinco palavras-chave em português e keywords em inglês.
  • Apresentar o texto em formato A4, editado em .docx (Word), com espaçamento simples (1,0), com margem direita, esquerda, acima e abaixo de 3 cm, fonte Times New Roman 12. Não incluir notas no texto. 
  • Indicar se a pesquisa foi financiada por algum órgão. 
  • Apresentar as citações e as referências no padrão APA (American Psychological Association).     
  • Informar o título do trabalho; o nome completo dos autores e as afiliações; os e-mails e assinalar quem é o autor de correspondência. Os dados do(a) orientador(a) também necessitam ser inclusos.  
  • Pautar-se nos guias internacionais para produção de manuscritos, como:

    CARE (para relatos de caso); COREQ (para estudos qualitativos); PRISMA (em revisões sistemáticas e em metanálises).  

Acesse as normas da Uningá Review

Assista ao vídeo instrucional de como fazer o cadastro no OJS.

Siga o passo a passo para submeter seu trabalho no OJS. 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL/CONFLITO DE INTERESSES

Uma declaração deve ser obrigatoriamente anexada, assinada pelo autor correspondente em nome de todos os coautores no momento da submissão, em área designada no sistema on-line “Declaração de Direito Autoral/Conflito de Interesse”.

Deve constar na declaração:

  • Que os dados contidos no manuscrito são inéditos e autênticos, portanto sem fraudes e/ou derivações de cópia.
  • Que o manuscrito não foi submetido para publicação em nenhum outro veículo impresso ou eletrônico (exceto aqueles publicados como preprints).
  • Que o conteúdo do manuscrito é de inteira responsabilidade dos autores nominados, os quais assumem terem contribuído significativamente para a pesquisa e, se necessário, obrigam-se a fornecer retratações ou correções de erros.
  • Caso haja ou não conflito de interesse, deverão se manifestar, o que será analisado posteriormente pelo Corpo Editorial.
  • Caso o manuscrito seja derivado de tese ou dissertação.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Na Uningá Review, adota-se a política de Open Access (acesso aberto), ou seja, todo o conteúdo está disponível de forma imediata e gratuita. Além disso, os usuários conseguem baixar, ler e compartilhar o acervo livremente, a autorização dos autores do artigo é desnecessária, pois esse modelo de acesso está de acordo com os direitos de uso definidos no acesso aberto.

A licença utilizada pela revista é a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Os autores mantêm os direitos autorais e os de publicação, sem restrições. Isto significa que o crédito é dado ao autor, contudo são permitidos compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação, remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais. 

TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (APCs)

Os manuscritos submetidos na Uningá Review adotam a implementação total da proposta de Open Access, cujo valor cobrado é apenas para inclusão de DOI, de XML, (Identificador de Objeto Digital) e para diagramação do artigo, a fim de salientar a ausência de fins lucrativos por parte da revista.  

A Taxa de Processamento de Artigos é de R$300,00 por artigo aprovado (2024). O pagamento deverá ser realizado por meio de transferência bancária (e as informações serão enviadas por e-mail no momento da aprovação do estudo).

Enfatiza-se que a cobrança somente é realizada após a aprovação para publicação. No que concerne à submissão de manuscrito, nenhum custo é requerido ao realizá-la, isto é, nada será cobrado pela submissão do artigo.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO AOS PARES 

Os manuscritos são recebidos e passam pela primeira fase de avaliação (Desk review). Nesta etapa, averigua-se: enquadramento no escopo e mérito para publicação do manuscrito, adequação às normas redatoriais da Uningá Review, atendimento às políticas da revista e verificação de ausência de similaridade com outros estudos. Com o propósito de evitar o plágio, a revista faz uso do software antiplágio iThenticate, da Turnitin. O trabalho que não respeitar os critérios mencionados será rejeitado sem revisão pelos pares.

Os manuscritos aprovados na primeira fase serão avaliados na modalidade duplamente anônima por dois revisores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica.

Após as devidas correções e adequações, o manuscrito será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis e será rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Corpo Editorial. 

O processo de publicação dura em média 180 dias.

CONSIDERAÇÕES ÉTICAS

O periódico compromete-se em todas as etapas do processo editorial, a fim de garantir a integridade da pesquisa e casos suspeitos de má conduta serão investigados. Da mesma forma, retratações, esclarecimentos ou correções serão publicados, caso seja necessário.

Frente a qualquer observação de má conduta, o processo editorial do manuscrito será paralisado e todos os envolvidos informados. Constatando sua ausência, o processo editorial é retomado. Caso contrário, algumas ações poderão ser executadas. Para os autores: o arquivamento do manuscrito e a não aceitação de nova submissão por parte dos envolvidos; para revisores: a remoção da equipe editorial do periódico; para o editor: o afastamento de suas funções.

ÉTICA EM PUBLICAÇÕES

A Uningá Review segue os princípios e padrões recomendados pelo COPE (Comitê de Ética em Publicações) para integridade e ética em publicações científicas, de acordo com 
https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf. 

O manuscrito submetido que envolver seres humanos, direta ou indiretamente, deverá apresentar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme definido na Resolução 466/2012. Incluem-se manuscritos cujo projeto utilize dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas, epidemiológicas, assim como aqueles que envolvam apenas revisão de prontuários.

O manuscrito submetido que envolver manipulação de animais deverá apresentar a aprovação do Comitê de Ética para Uso de Animais (CEUA).

Documento comprovatório deverá ser anexado no momento da submissão, em área designada no sistema on-line “Aspectos Éticos”.

PLÁGIO

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), a Uningá Review inseriu a ferramenta antiplágio iThenticate, que se trata de um dos programas mais completos e confiáveis. O software auxilia a detectar reprodução exata de escrita encontrada em trabalhos já publicados, com o intuito de evitar publicar estudos contendo similaridade.     

Quando a revista recebe uma submissão, durante o processo de Desk review, a equipe editorial faz uso do software. Este fornece um número percentual, variando de 0% a 100%. De acordo com o resultado, o Conselho Editorial julga o artigo declinado sem mais delongas.

AUTOPLÁGIO

Embora a classificação de “crime” esteja ausente na questão do autoplágio, ainda se considera essa ocorrência “má conduta”, “falta de ética”, “má prática”. Assim, o periódico considera inaceitável qualquer prática de autoplágio. Este é caracterizado pela publicação da própria pesquisa duas vezes (publicação duplicada, isto é, divulgar um segundo estudo sem fazer menção ou referenciar o anterior), pelo fracionamento na divulgação dos dados do trabalho, conhecido como “publicação salame” ou o uso de trechos de estudos previamente publicados e divulgá-los como se fossem novos.   

PROMOVENDO SEU ARTIGO

Os autores podem contribuir com a divulgação do seu artigo e garantir que esse tenha maior visibilidade e citações.

A Uningá Review utiliza as mídias sociais para promover os artigos. Para isso, após a aprovação do manuscrito, os autores são convidados a disponibilizar o nome de suas contas em diferentes mídias.

No ato da publicação do artigo, a divulgação é realizada nas mídias da Editora Uningá – Facebook, Instagram e Linkedin.

DEIA

Na Uningá Review, apoia-se o DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na pesquisa. Salienta-se que a submissão de manuscritos sobre o tema é bem-vindo, assim como multiplicidade nos(as) autores(as) do estudo, a citar: socioeconômica, geográfica, gênero.    

 

Licença Creative Commons
Este periódico está sob licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

(Última modificação em 13/06/2024, às 13h26.)