APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA

Autores/as

  • ADAN RENÊ PEREIRA DA SILVA Universidade Federal do Amazonas
  • ANDRÉ LUIZ MACHADO DAS NEVES
  • SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO MASCARENHAS

Palabras clave:

Diversidade sexual, Escola, Gênero, Sexualidade

Resumen

A diversidade sexual/gênero agrega-se à escola por intermédio de um movimento histórico longo e dinâmico. Objetivou-se compreender como se deu o movimento histórico de aproximação entre gênero, diversidade sexual e escola. Para tanto, empreendeu-se pesquisa de revisão bibliográfica do tipo narrativo. Os resultados apontaram que a aproximação aqui esboçada ainda não se consolidou, sendo a escola, atualmente, um espaço de exclusão do “diferente”. Concluiu-se que a relação entre esses três campos (gênero, diversidade sexual e escola) foi marcada majoritariamente por estigmas, preconceito e discriminação, especialmente por meio dos discursos religiosos e médicos, implicando pensar a diversidade sexual e de gênero com foco no patológico e no pecaminoso, possuindo a escola uma dívida histórica com as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-09-05

Cómo citar

SILVA, A. R. P. D., NEVES, A. L. M. D., & MASCARENHAS, S. A. D. N. (2018). APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA. Uningá Review, 33(3), 10–28. Recuperado a partir de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2317