APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO
Abstract
No contexto atual, com as inovações tecnológicas e a infor-mação disponibilizada rapidamente por todos, faz-se ne-cessário um novo olhar sobre as formas de ensino na edu-cação. A utilização de estratégias metodológicas no processode ensino e aprendizagem permite o estabelecimento devínculos afetivos no grupo e a reflexãosobre a temática,que terá como resultado diversos tipos de apropriação dossaberes,de modo a atingir os objetivos educacionais peloaprendiz. O escopo do trabalho é avaliar a efetividade datrilha sensitiva como estratégia de ensino nas diferentesáreasde formação profissional, como forma de propiciar aodiscente e ao docente experiências de aprendizagens signi-ficativas. Aplicamos a dinâmica da Trilha Sensitiva aosdiscentes do curso superior de Tecnologia em ProcessosGerenciais da Faculdade de Tecnologia Senac Chapecó.Percebemos que as impressões são muito particulares epropiciam sensações distintas entre os participantes. Amaioria dos pesquisados relatou que o sentimento maisacentuado é a curiosidade, justificado pelo fato de estarcom os olhos vedados. Identificou-se também um deslum-bramento ao término da trilha desencadeado pelas inúme-ras percepções despertadas no caminho sensitivo percorrido, em especial na visualização da sua imagem no espelho.Conclui-se que a Trilha Sensitiva é uma ferramentameto-dológica que proporciona uma aprendizagem significativa aos discentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.