REVISÃO SISTEMÁTICA DE TERMOS ANATÔMICOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS
Abstract
A terminologia anatômica é de grande importância para a
comunicação entre os profissionais da área da saúde, visto
que a base da linguagem do corpo humano está na Anatomia.
Tal linguagem nos livros didáticos deve ser empregada
através do uso de termos corretos para não dificultar e/ou
prejudicar a aprendizagem dos alunos. O presente trabalho
trata-se de uma revisão sistemática dos livros de Fisiologia
do Exercício utilizados no curso de Educação Física, que
tem por objetivo identificar os termos anatômicos incorretos
ou desatualizados ainda presentes nos mesmos. Os resultados
evidenciaram 5,81%, 6,35% e 7,03% de erros e
desatualizações nos três livros analisados. Nesse sentido,
observou-se que mesmo após a última atualização da Nômina
Anatômica, os livros analisados ainda possuem
eponômios e termos anatômicos errôneos e antepassados, o
que pode prejudicar o aprendizado acadêmico ao gerar
dúvidas sobre qual o termo correto a ser utilizado na sua
prática laboral.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.