PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO SETOR DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA DA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA UNINGÁ DO PERÍODO DE FEVEREIRO A NOVEMBRO DE 2008
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.25.eUJ894Resumo
a fisioterapia em ortopedia vem inovando seu tratamento, associando o uso da eletroterapia juntamente com técnicas manuais, visando a reabilitação completa de seu paciente. Sabendo que várias são as moléstias ortopédicas e que como é grande a importância da fisioterapia na reabilitação das mesmas, tal pesquisa tem como objetivo identificar o perfil dos pacientes atendidos pela Clínica Escola de Fisioterapia Uningá no período de fevereiro a novembro de 2008. Para a realização deste trabalho foi efetuada uma coleta de dados dos indivíduos atendidos no setor de ortopedia e traumatologia, por meio de 120 fichas de avaliação dos prontuários dos pacientes. Dentre os dados coletados podemos mencionar: idade, gênero, patologia, e quantidade de atendimentos realizados no período de fevereiro a novembro de 2008. A Clínica Escola de Fisioterapia Uningá presta atendimento ao público em geral, do município de Maringá e região. O setor de Ortopedia e Traumatologia no período de fevereiro a novembro de 2008 realizou 1943 atendimentos. A idade média dos pacientes atendidos foi 37,36 anos de idade (09-66). Em nosso estudo, foi possível verificar que as mulheres formam a população mais acometida com as patologias ortopédicas, sendo que dentre as doenças a maior prevalência foi a artrose correpondendo a 38% dos pacientes, seguido da hérnia de disco com 25%; dentre as patologias desportivas, 33% corresponde ao entorse de tornozelo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.