Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.24.eUJ878Resumo
Objetivo: Avaliar o aprendizado infantil sobre saúde bucal, a partir de programa
educativo-preventivo aplicado a escolares de uma escola da rede pública do município
de Araraquara-SP. Métodos: A amostra foi composta por 61 escolares, de ambos os
sexos, matriculados na terceira série do ensino fundamental. Realizou-se palestras sobre
higiene bucal, “amigos” (escova dental, creme dental, flúor, alimentação saudável e
visita ao dentista) e “inimigos do dente” (alimentos pegajosos, ácidos, dieta cariogênica,
falta de higienização dental), placa bacteriana e evolução da cárie dental, seguidas de
gincanas e escovação supervisionada. A avaliação da condição de higiene foi realizada
pelo índice de placa (IP - O’Leary) antes e depois do programa (intervalo de 30 dias).
Realizou-se estatística descritiva e aplicou-se o teste t student pareado (p<0,05) e nãopareado
(p<0,05) para as comparações. Resultados: Na comparação entre os IP
segundo sexo, observou-se que, inicialmente, as meninas apresentaram um IP
significativamente maior que os meninos, no entanto, esta diferença não foi notada no
2º momento de avaliação. Comparando os dois momentos de avaliação, verificou-se
que, para ambos os sexos, houve significante diminuição no IP. Conclusão: O
programa educativo-preventivo obteve resposta positiva, pois houve melhora nos
cuidados com a higiene bucal
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