Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem

Autores

  • JOSELENE MIRIANI
  • ELISA ORNELLAS
  • FRANCIS KEILA F. NANCI GRILLO
  • MÁRCIA GOMES E. LUZ
  • ELAINE RUIZ BOTARO
  • RITA DE CÁSSIA BRUNELLI
  • REBECA G. SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.18.eUJ720

Resumo

O presente trabalho trata-se de trazer uma experiência de
atuação com grupo de diabéticos e hipertensos em Unidade Básica de
Saúde a partir dos conhecimentos da psicologia, especialmente da
proposta dos grupos operativos de ensino-aprendizagem. O trabalho
relata a experiência de estágio supervisionado realizado pelos alunos do
quarto ano de psicologia junto a diabéticos e hipertensos de uma Unidade
Básica de Saúde de Maringá ocorrido no ano de 2006. O trabalho
desenvolvido teve o principal objetivo de possibilitar a reflexão e
compreensão dos aspectos psicológicos relacionados à diabetes e
hipertensão através da intervenção grupal e promover estratégias de
enfrentamento da doença a partir das experiências compartilhadas. As
intervenções realizaram-se no período de março a novembro de 2006,
totalizando 16 encontros. Os encontros iniciaram-se em apenas um dos
bairros atendidos pela UBS, ocorrendo posteriormente também em outro bairro da UBS. Através dos encontros foi possível perceber a
consolidação do espaço grupal que permitiu trocas entre os participantes,
discussões e reflexões sobre a doença e estratégias de saúde. No que se
refere à formação acadêmica, pode-se apontar que os acadêmicos tiveram
a oportunidade de entrar em contato com uma futura demanda
profissional e que a experiência concreta pode levá-los a buscar a
integração com a teoria estudada na tentativa de encontrar práticas
efetivas frente à demanda apresentada.

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Publicado

2008-12-22

Como Citar

MIRIANI, J., ORNELLAS, E., GRILLO, F. K. F. N., LUZ, M. G. E., BOTARO, E. R., BRUNELLI, R. D. C., & SANTOS, R. G. (2008). Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem. Revista Uningá, 18(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.18.eUJ720

Edição

Seção

Ciências da Saúde