Variações da forma e do tamanho craniofacial permitem identificar maloclusões dentárias?
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.61.eUJ4597Palavras-chave:
Análise multivariada, classificação de Angle, maloclusão, variável canônica.Resumo
A partir da classificação de Angle, identificar e comparar alterações na forma e no tamanho da região craniofacial em telerradiografias laterais de face de indivíduos portadores de maloclusões dentárias. Trata-se de um estudo analítico transversal, realizado por meio da análise morfométrica de telerradiografias de indivíduos adultos portadores de maloclusões Classes I, II e III. Com o auxílio de pontos craniométricos e cefalométricos convencionais, marcos e semimarcos anatômicos foram inseridos. Para a verificação da variação da forma, realizou-se a MANOVA, análise de variável canônica, distância de Mahalanobis e Procrustes, função discriminante e validação cruzada. Também foi realizada a one-way ANOVA para o tamanho, com base no tamanho do centroide. Nas telerradiografias, foram encontradas diferenças significativas (p<0,05) entre as formas craniofaciais dos três grupos, a partir da MANOVA. A partir das grades de deformação, foi possível observar variações nas regiões mentoniana e anterior de maxila. A variação na forma das estruturas foi mais acentuada em telerradiografias do grupo com Classe III. As medidas das distâncias de Mahalanobis e de Procrustes foram maiores nas telerradiografias com maloclusões Classes II e III, corroborando com os resultados encontrados pela validação cruzada. Diferenças de tamanho (p<0,05) foram encontradas, a partir da one-way ANOVA e do teste de Tukey, ao comparar indivíduos Classe I com os demais grupos. A morfometria geométrica permitiu identificar variações da forma e do tamanho das estruturas craniofaciais. Essa técnica, quando aplicada às telerradiografias laterais, mostrou-se um método auxiliar promissor para caracterizar as maloclusões dentárias, segundo a classificação de Angle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Albert da Paixão Silva, Lorena Andrade Nunes, Rita de Cássia Dias Viana Andrade, Haroldo José Mendes, Patrícia Elizabeth Souza Matos, Cezar Augusto Casotti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.