Uso de substâncias químicas para aprimorar o desempenho esportivo em alunos de Educação Física de uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.61.eUJ4540

Palavras-chave:

Anabolizantes, Educação física e treinamento, suplementos nutricionais.

Resumo

O consumo indiscriminado de substâncias químicas que melhoram o desempenho no esporte se tornou motivo de preocupação ao colocar o bem-estar e a vida do atleta em risco. Considerando a relevância do entendimento dos determinantes que conduzem os indivíduos à utilização de compostos químicos com propriedades ergogênicas, o propósito desta pesquisa consistiu em avaliar a prevalência e as características associadas ao uso de substâncias químicas para aprimoramento esportivo entre os estudantes universitários matriculados no Curso de Educação Física de uma instituição de Ensino Superior pública. A amostra do presente estudo foi composta por 230 participantes, os quais foram submetidos a um questionário, embasado em artigos científicos que abordam a prevalência e a utilização de suplementos e anabolizantes. Verificou-se que os suplementos mais frequentemente adotados foram aqueles contendo proteínas e aminoácidos como componentes principais, enquanto os esteroides anabólicos androgênicos são os anabolizantes mais usados. A prescrição mais citada para o uso de suplementos e anabolizantes foi por indicação própria. Foi relatada a presença de efeitos colaterais advindos do uso das substâncias químicas. A regressão logística com as variáveis independentes mostrou associação entre a utilização de suplementos com as variáveis: sexo OR= 2,4 (IC95%: 1,4 - 4,4), tipo de graduação OR= 2,6 (IC95%: 1,4 - 4,8) e idade OR= 3,1 (IC95%: 1,4 - 7,0). O consumo desses produtos, de forma indiscriminada, aponta a necessidade de alertar a população quanto aos riscos à saúde, de maneira que se fazem necessários mais estudos na área.

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Publicado

2024-02-07 — Atualizado em 2024-02-07

Versões

Como Citar

Freitas, T. dos R. ., Aguera, R. G., Lini, R. S. ., Teixeira, J. J. V. ., & Mossini, S. A. G. . (2024). Uso de substâncias químicas para aprimorar o desempenho esportivo em alunos de Educação Física de uma universidade pública. Revista Uningá, 61, eUJ4540. https://doi.org/10.46311/2318-0579.61.eUJ4540

Edição

Seção

Ciências da Saúde