Avaliação audiológica de crianças com trocas dos fonemas e grafemas surdos e sonoros

Autores

  • CAROLINA SEMIGUEN
  • ELISABETE CRISTINA PARIS FAGAN
  • FERNANDA LAZZARI

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.7.eUJ441

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar crianças de primeira a
quarta série do ensino fundamental a fim de investigar possíveis
alterações auditivas em crianças que apresentam trocas nos fonemas e
grafemas surdos e sonoros. Foram analisadas a fala e a escrita das
crianças por meio de um protocolo pré-estabelecido contendo
informações sobre aspectos cognitivos, órgãos fonoarticulatórios, leitura e
escrita. Após a análise da leitura e da escrita, foram selecionadas as
crianças que possuíam as trocas fonêmicas e grafêmicas. Todas as
crianças selecionadas foram submetidas a uma inspeção do meato
acústico externo e uma avaliação audiológica, a fim de verificar
problemas auditivos que pudessem ser fator de interferência nas trocas
grafêmicas e fonêmicas. Ao término da pesquisa concluímos que as trocas
apresentadas pelas crianças não apresentam uma relação com a audição.

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Publicado

2006-03-20

Como Citar

SEMIGUEN, C., FAGAN, E. C. P., & LAZZARI, F. (2006). Avaliação audiológica de crianças com trocas dos fonemas e grafemas surdos e sonoros. Revista Uningá, 7(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.7.eUJ441

Edição

Seção

Ciências da Saúde