Psidium guajava, Phalaenopsis sp., Syzygium aromaticum e Cinnamomum verum como inibidores naturais do crescimento de Streptococcus mutans
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.59.eUJ4201Palavras-chave:
Atividade antibacteriana, Extrato vegetal, Streptococcus mutansResumo
Atualmente, aumentaram as pesquisas com extratos de plantas buscando a ação terapêutica no controle de doenças da cavidade bucal, especialmente a cárie dental. Diversos extratos vegetais já são incorporados nos dentifrícios e enxaguantes bucais. O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro a ação antibacteriana dos extratos de Psidium guajava (goiabeira), Phalaenopsis sp. (orquídea), Syzygium aromaticum (cravo-da-Índia) e Cinnamomum verum (canela-do-Ceilão). Os testes foram realizados com a bactéria da cavidade bucal Streptococcus mutans. A atividade antibacteriana dos extratos vegetais foi avaliada por método de disco difusão em ágar e por concentração inibitória mínima (CIM). Os testes mostraram a eficácia dos extratos por meio de zonas de inibição do crescimento bacteriano (de 5 a 20 mm de diâmetro) e CIM de 100 mg. mL-1 extrato da Phalaenopsis sp. e de 50 mg. mL-1 extrato da P. guajava. Estudos complementares serão necessários para avaliar outras ações farmacológicas na finalidade de usar estes extratos vegetais nas diferentes especialidades odontológicas e principalmente no tratamento e profilaxia da cárie dental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Uningá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.