DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.54.eUJ4Palavras-chave:
envelhecimento, valorização do idoso, relações intergeracionaisResumo
O envelhecimento populacional, atualmente, é um grande desafio para todo mundo, porque afeta tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento e os do Terceiro Mundo. O objetivo deste trabalho é mostrar a bibliografia sobre a importância em se discutir com a nova geração sobre o processo de envelhecimento e a valorização do idoso nas escolas públicas e privadas nos diversos níveis de ensino.Na metodologia foi realizada uma revisão da literatura, envolvendo referências teóricas nos sites científicos e governamentais buscando os artigos sobre a inclusão escolar e os métodos pedagógicos utilizados nas escolas para se discutir sobre o envelhecimento com os jovens. Nos estudos revisados foi observado que os jovens ainda enxergam o envelhecimento como aspecto negativo. No entanto, apesar de os idosos ainda serem vistos com mitos e preconceitos, está emergindo outro conceito de se viver a velhice, mais positivo e inclusivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.