A alfabetização solidária na educação científica
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.3.eUJ370Resumo
Nas comunidades de difícil acesso e com carência de recursos materiais,
financeiros e assistência à saúde, a educação em saúde é indispensável
para a formação de uma consciência que considere a compreensão
ampliada da mesma como um direito de todos e essencial ao crescimento
e desenvolvimento humano. Foram desenvolvidas ações de educação
científica, integradas ao processo de alfabetização de jovens e adultos do
PAS, envolvendo os municípios dos Estados de Minas Gerais, Goiás e da
Bahia, sob a coordenação da UNINGÁ, no período compreendido entre
dezembro/2001 e janeiro/2003. Para se estabelecer uma rede de
disseminação entre os participantes deste Programa e as respectivas
comunidades, foram desenvolvidas ações integradas compreendendo o
diagnóstico da realidade local, capacitação de multiplicadores,
acompanhamento e avaliação, articulado junto às autoridades e equipe
técnica municipais, associadas à promoção da saúde individual e coletiva,
à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, contribuindo para a
integração social e para o exercício de cidadania participativa e
responsável. A rede de disseminação, com a atuação de multiplicadores,
oportuniza às pessoas pensarem e a agirem juntas, levando-se em conta
que ensinar e aprender não devem se limitar à escola, mas também
acontecer em outros locais de convívio social. Assim sendo, a proposta
deste trabalho foi desenvolver ações de educação científica, integradas ao
processo de alfabetização do Programa Alfabetização Solidária, nos municípios, sob a coordenação desta Instituição de Ensino. As ações
foram articuladas de modo a se estabelecer uma rede de disseminação
tendo como meta a alfabetização de jovens e adultos associados à
promoção da saúde individual e coletiva, a melhoria da qualidade de vida
e do meio ambiente, contribuindo para a cidadania participativa
responsável e a integração social.
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