CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.58.eUJ3252

Palavras-chave:

Alunos de Enfermagem , assistolia , CPR.

Resumo

A reanimação cardiopulmonar é um evento no qual o socorrista capacitado intervém após uma parada cardiorrespiratória fazendo uso do conhecimento teórico-prático juntamente com manobras adequadas para salvar o maior número de vidas. Diante desse contexto, é imprescindível o conhecimento dos graduandos em enfermagem sobre RCP (Reanimação Cardiopulmonar) para que possam desenvolver um trabalho de qualidade na vida profissional. O presente estudo busca identificar através da literatura evidências científicas nacionais e internacionais a respeito do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a reanimação cardiopulmonar. Refere-se a uma revisão integrativa nos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e National Library of Medicine (PubMed), sendo utilizado para a escolha os seguintes descritores: Ressucitação Cardiopulmonar, Estudantes de Enfermagem e Parada Cardíaca publicados no período entre 2014 a 2019. Foram selecionados artigos, sendo a maioria com múltiplos autores e pertencentes à categoria estudo descritivo. Os resultados evidenciaram que os acadêmicos de enfermagem têm conhecimento teórico sobre as manobras e diretrizes de RCP, mas que não têm domínio da prática para realizá-la. É necessário que haja aprimoramento nas grades curriculares dos cursos de graduação de enfermagem, para que os acadêmicos tenham um conhecimento mais aprofundado a respeito das práticas de RCP e conheçam a importância da aplicabilidade desta, durante sua assistência profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-11

Como Citar

Paulo, I. J. M. de ., Rodrigues, E. F. S., Silva, I. G. da ., Moreira, L. de F. S., Silva, T. de P., Souza, Y. da S., & Silva, D. W. R. (2021). CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Uningá, 58, eUJ3252. https://doi.org/10.46311/2318-0579.58.eUJ3252

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)