FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM TROMBOEMBOLIA VENOSA

Autores

  • Adilson Lopes Cardoso Uningá

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ315

Palavras-chave:

assistência de enfermagem, tromboembolia venosa, trombose venosa profunda, tromboembolia pulmonar, protocolo de enfermagem.

Resumo

A tromboembolia venosa (TEV), é uma patologia sindrômica que se manifesta em duas entidades clínicas intimamente relacionadas que são a trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolia pulmonar (TEP). A TVP tem origem geralmente nos membros inferiores e se dissemina ascendentemente para a circulação pulmonar causando TEP propriamente dita. A TEV apresenta espectro clínicos multifacetado e inespecífico, dificultando a suspeita clínica da doença que é de alta morbidade e mortalidade. Quanto maior a complexidade do hospital, maior é a prevalência de TEV, devido à presença proporcional de pacientes com co-morbidades e fatores de risco que interferem para desenvolvimento da TEV. Baseando-se no fato de que ainda há lacuna de conhecimento a ser preenchida que aborde especificamente os cuidados de enfermagem sobre a prevenção e tratamento ao paciente com tromboembolia venosa (TEV), o presente estudo tem como objetivo propor um protocolo que padronize cuidados de enfermagem ao paciente com TEV, promovendo assim uma melhora na qualidade de vida e do prognóstico destes pacientes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

Cardoso, A. L. (2019). FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM TROMBOEMBOLIA VENOSA. Revista Uningá, 56(S6), 194–202. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ315

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>