FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM TROMBOEMBOLIA VENOSA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ315Palavras-chave:
assistência de enfermagem, tromboembolia venosa, trombose venosa profunda, tromboembolia pulmonar, protocolo de enfermagem.Resumo
A tromboembolia venosa (TEV), é uma patologia sindrômica que se manifesta em duas entidades clínicas intimamente relacionadas que são a trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolia pulmonar (TEP). A TVP tem origem geralmente nos membros inferiores e se dissemina ascendentemente para a circulação pulmonar causando TEP propriamente dita. A TEV apresenta espectro clínicos multifacetado e inespecífico, dificultando a suspeita clínica da doença que é de alta morbidade e mortalidade. Quanto maior a complexidade do hospital, maior é a prevalência de TEV, devido à presença proporcional de pacientes com co-morbidades e fatores de risco que interferem para desenvolvimento da TEV. Baseando-se no fato de que ainda há lacuna de conhecimento a ser preenchida que aborde especificamente os cuidados de enfermagem sobre a prevenção e tratamento ao paciente com tromboembolia venosa (TEV), o presente estudo tem como objetivo propor um protocolo que padronize cuidados de enfermagem ao paciente com TEV, promovendo assim uma melhora na qualidade de vida e do prognóstico destes pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.