A REABSORÇÃO ÓSSEA ALVEOLAR SEVERA E A UTILIZAÇÃO DE IMPLANTES CURTOS: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Iago Demetrio Da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Ângelo José Pavan Universidade Estadual de Maringá
  • Edevaldo Tadeu Camarini Universidade Estadual de Maringá
  • Célia Regina de Godoy Gomes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2804

Palavras-chave:

Impantes curtos, Osseointegração, Reabsorção ossea

Resumo

Resumo

A reabsorção óssea alveolar ocorre principalmente devido à perda dos dentes, podendo ser também desencadeada por patologias periodontais. A reabsorção severa dos maxilares ocorre principalmente em idosos que perderam sua dentição precocemente e utilizaram componentes protéticos por um longo período de tempo. A reabilitação bucal desses pacientes, torna-se um desafio considerando as suas condições sistêmicas e técnicas cirúrgicas mais invasivas como enxertos ósseos e levantamento de seio maxilar. Assim, torna-se viável a utilização de implantes curtos em casos em que altura e largura óssea são mínimas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura não sistemática abordando conceitos básicos sobre a reabsorção óssea alveolar e as vantagens e desvantagens da utilização da técnica de reabilitação bucal com implantes curtos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iago Demetrio Da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmico de graduação em Odontologia, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Monitor de Anatomia Humana pelo Departamento de Ciências Morfológicas (DCM-UEM), Membro da Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (LCTBMF) e da Liga Acadêmica de Estomatologia e Radiologia Odontológica (LAERO) pelo Departamento de Odontologia (DOD-UEM). Membro do projeto de extensão: Diagnóstico, Tratamento e Epidemiologia das Doenças da Cavidade Bucal - LEBU. Estagiário na Clinica Odontológica da UEM (DOD-UEM), Hospital Universitário de Maringá (HUM), Posto Municipal de Saúde Ney Braga - Maringá PR, UBS Pinheiros - Maringá PR e Clínica Odontológica Municipal - Marialva PR.

Downloads

Publicado

2019-07-17

Como Citar

Da Silva, I. D., Pavan, Ângelo J., Camarini, E. T., & Gomes, C. R. de G. (2019). A REABSORÇÃO ÓSSEA ALVEOLAR SEVERA E A UTILIZAÇÃO DE IMPLANTES CURTOS: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Uningá, 56(S5), 43–53. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2804

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)