IDENTIFICANDO POSSÍVEL PRESENÇA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS NOS PACIENTES COM AMPUTAÇÃO DE MEMBRO SUPERIOR E INFERIOR: UMA REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2703Palavras-chave:
AMPUTAÇÃO, Fisioterapia, PosturaResumo
O termo amputação designa a retirada de um órgão, ou parte dele, situado numa extremidade. Acredita-se que dentre as alterações encontradas em indivíduos amputados inclua-se alguma alteração de postura para compensar a perda do membro. Sendo assim, este trabalho tem como finalidade realizar uma revisão crítica da literatura, através das bases de dados Sistema Biblioteca Virtual Em Saúde (BVS) e SCIELO, com o objetivo de identificar a possível presença de alterações posturais nos pacientes com amputação de membros. Concluiu-se que as alterações nas posturas estática e dinâmica, mais frequentes, descritas em indivíduos com amputação são a alteração na descarga e transferência de peso para o lado não afetado devido à diminuição do desempenho muscular e às perdas sensoriais que alteram a imagem corporal destes indivíduos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.