AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DA META INTERNACIONAL NÚMERO 4 DE SEGURANÇA EM HOSPITAL MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2575Palavras-chave:
Acreditação hospitalar;, Salas Cirúrgicas;, Auxiliares de Cirurgia, SegurançaResumo
Objetivo: A Meta internacional de número 4 de segurança tem por finalidade assegurar cirurgias com local de intervenção, procedimento e paciente corretos. Desta forma, o objetivo do trabalho foi avaliar como esta meta de segurança é aplicada em um hospital militar e o grau de relevância na segurança dos pacientes, sob a perspectiva dos funcionários da instituição.
Métodos: Foi realizada uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem quantitativa e analítica, através de um questionário estruturado preenchido pelos profissionais da instituição sobre os Elementos de Mensuração da meta número 4 de segurança, definidos pela Joint Commission International (JCI).
Resultados: No total foram entrevistados 31 profissionais de saúde da instituição, entre enfermeiras (6,40%), técnicos de enfermagem (29,10%) e médicos (64,50%). Observou-se que a Meta é aplicada no hospital conforme proposto pela JCI. Alguns dos elementos de mensuração não são aplicados integralmente ou a todos os pacientes que são submetidos a procedimentos cirúrgicos, entretanto, 96,7% dos profissionais que participaram dos estudos reconhecem a importância da meta 4, considerando sua aplicação indispensável para todos os pacientes cirúrgicos.
Conclusões: Este estudo contribui para o planejamento de ações, especialmente na educação continuada, a supervisão permanente dos funcionários e a busca de falhas de forma proativa e não punitiva, objetivando uma cultura solidificada voltada à segurança e a busca pela acreditação hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.
































