RETRATAMENTO ENDODÔNTICO EM INCISIVO CENTRAL SUPERIOR PORTADOR DE REABSORÇÃO INTERNA, COM INSTRUMENTAÇÃO MECANIZADA E OBTURAÇÃO TERMOPLÁSTICA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2550Resumo
A reabsorção radicular interna ocorre na superfície das paredes que formam a cavidade pulpar, é um processo raro (VIEIRA et al., 2005), exigindo especial atenção do cirurgião dentista. É caracterizada, radiograficamente, como um aumento radiolúcido circunscrito do canal radicular. Assintomática, geralmente ela é diagnosticada durante exames radiográficos de rotina. O tratamento é complicado, devido à área reabsorvida ser de difícil acesso aos métodos de limpeza, modelagem e obturação do canal radicular. Este artigo relata o caso clínico de reabsorção radicular interna, num dente já submetido ao tratamento endodôntico e seu acompanhamento estável por um ano, valendo-se da tomografia computadorizada volumétrica.
Palavras chaves: Endodontia, reabsorção radicular interna, retratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.