PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Leonilson Neri dos Reis Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME
  • Juliana Falcão da Silva Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME
  • Ernando Silva de Sousa Faculdade do Medio Parnaíba-FAMEP
  • Assuscena Costa Nolêto
  • Maria Patrícia Cristina de Sousa
  • Tatyanne Silva Rodrigues Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME e AESPI/FAPI.

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2427

Palavras-chave:

Programa Saúde na Escola, Promoção de Saúde na Escola, Atenção Primária a Saúde.

Resumo

RESUMO

INTRODUÇÃO: A promoção da saúde no cenário escolar deve ser entendida como um processo em permanente desenvolvimento. Nesse contexto, destacam-se as ações do Programa Saúde na Escola, como política voltada para crianças e adolescentes para promoção de saúde na escola. OBJETIVO: Levantar na literatura científica as estratégias utilizadas pelo programa saúde na escola juntamente com a atenção básica para a promoção da saúde no âmbito escolar. MÉTODOS: Foi realizada uma busca dos artigos nos meses de junho a agosto de 2018, no LILACS, BDENF e SCIELO, via Biblioteca Virtual em Saúde, referente ao período de publicação de 2012 a 2017, utilizando os descritores: Programa Saúde na Escola, Promoção de Saúde na Escola, Atenção Primária a Saúde, associados com o operador booleano and.  RESULTADOS: Diversas ações são promovidas para promover a saúde do adolescente. Como a educação permanente em saúde, palestras, aconselhamento sobre sexualidade. A capacitação dos profissionais para trabalhar com educação e saúde precisam ser fortalecidos. CONCLUSÃO: O PSE mobiliza ações relevantes, mesmo que isto não tenha se dado de forma totalmente satisfatória, tornou-se relevante para o público adolescente para uma melhor qualidade de vida e prevenção de agravos a saúde desse público.

Palavras-chave: Programa Saúde na Escola, Promoção de Saúde na Escola, Atenção Primária a Saúde.

 

ABSTRACT

INTRODUCTION: The promotion of health in the school setting should be understood as a process in permanent development. in this context, we emphasize the actions of the Health in the School Program, as a policy directed to child and adolescents for the health promotion in school. OBJECTIVE: To establish in the scientific literature the strategies used by the health program in the school, together with the basic attention for the promotion of health in the school. METHODS: A research of the articles in the months of June to August of 2018 was carried out in LILACS, BDENF and SCIELO, via the Virtual Health Library, referring to the publication period from 2012 to 2017, using the descriptors: Health in School Program, Promotion School Health, Primary Health Care, associated with the Boolean operator. RESULTS: Several actions are promoted to promote adolescent health, Such as continuing education in health, lectures, counseling on sexuality. The training of professionals to work with education and health needs to be strengthened. CONCLUSION: The PSE mobilizes relevant actions, even if this has not been fully satisfactory, it has become relevant to the adolescent public for a better quality of life and prevention of the health of this public.

Keywords: Health in School Program, School Health Promotion, Primary Health Care.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonilson Neri dos Reis, Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME

Enfermeiro, Discente de Pós-graduação em Saúde da Família com Docência do Ensino Superior da Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME.

Juliana Falcão da Silva, Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME

Enfermeira, Discente de Pós-graduação em Saúde da Família com Docência do Ensino Superior da Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME.

Ernando Silva de Sousa, Faculdade do Medio Parnaíba-FAMEP

Enfermeiro, Pós-graduando em Obstetrícia da Faculdade do Medio Parnaíba-FAMEP.

Assuscena Costa Nolêto

Enfermeira pela Faculdade do Piauí-FAPI.

Maria Patrícia Cristina de Sousa

Enfermeira pela Faculdade do Piauí-FAPI.

Tatyanne Silva Rodrigues, Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME e AESPI/FAPI.

Professora Orientadora, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente das Faculdades AESPI/FAPI e FAEME.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

dos Reis, L. N., da Silva, J. F., de Sousa, E. S., Nolêto, A. C., de Sousa, M. P. C., & Rodrigues, T. S. (2018). PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Uningá, 55(4), 25–38. https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2427

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)