INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO ATENDIMENTO EM DOMÍCILIO DE PACIENTES COM TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2314Palavras-chave:
FISIOTERAPIA, TRAUMATISMO CRANIO ENCEFALICO, REABILITAÇAOResumo
RESUMO
O traumatismo crânio encefálico é definido como qualquer agressão traumática gerada por forças externas capazes de ocasionar lesão anatômica ou comprometimento funcional de estruturas do crânio ou do encéfalo. A fisioterapia apresenta papel relevante na reabilitação dos pacientes com sequelas decorrentes desse traumatismo. Sendo assim, este trabalho buscou discorrer sobre como a intervenção fisioterapêutica pode contribuir de forma significativa para reabilitação dos pacientes com Traumatismo Crânio Encefálico. trabalho constitui-se como uma revisão integrativa, com coleta de dados em artigos publicados nos anos de 2012 a 2018. Utilizou-se os descritores: traumatismo crânio encefálico; fisioterapia; reabilitação, associados com and, na Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo, e Google Acadêmico. Encontra-se 16 artigos, sendo usados 08 para análise final. O estudo possibilitou uma compreensão melhor das causas do Traumatismo Crânio Encefálico e de que maneira a fisioterapia atua no processo de reabilitação desses pacientes.
Palavras-chave: Fisioterapia. Traumatismo Crânio Encefálico. Reabilitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.