ASPECTOS NUTRICIONAIS DAS REFEIÇÕES OFERECIDAS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UM CENTRO SOCIAL NO SUL DE MINAS GERAIS

Authors

  • Jéssica Iracema Antônio
  • Natália Cristina Alves
  • Rosangela da Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Gislene Regina Fernandes Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2245

Keywords:

Crianças. Adolescentes. Alimentação escolar

Abstract

A alimentação escolar tem papel de destaque sobre a saúde e a formação dos hábitos alimentares, visto que as crianças e adolescentes permanecem longos períodos no ambiente escolar. Esse estudo objetivou avaliar os aspectos nutricionais das refeições fornecidas para crianças e adolescentes de um Centro Social da cidade de Paraguaçu, em Minas Gerais, durante o primeiro semestre letivo de 2016. Coletaram-se os dados relativos ao porcionamento usual das preparações oferecidas e avaliaram-se aspectos nutricionais qualitativos e quantitativos, estimando a adequação do valor calórico total, carboidrato, proteína, lipídio (total e saturado), ferro, cálcio, vitamina A e C de acordo com o recomendado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Como resultado, observou-se que o cardápio oferecido é monótono, com oferta excessiva dos macronutrientes e de micronutrientes, como o ferro e as vitaminas A e C. Assim, o Centro Social extrapola as quantidades ofertadas às crianças e adolescentes, considerando os 30% das necessidades diárias recomendadas pelo PNAE, sendo necessário rever esse cardápio, principalmente a qualidade e quantidade dos alimentos oferecidos, pois os excessos desnecessários podem contribuir, em longo prazo, para situações de risco à saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

02-06-2019

How to Cite

Antônio, J. I., Alves, N. C., Silva, R. da, & Fernandes, G. R. (2019). ASPECTOS NUTRICIONAIS DAS REFEIÇÕES OFERECIDAS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UM CENTRO SOCIAL NO SUL DE MINAS GERAIS. Revista Uningá, 56(2), 93–99. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2245

Issue

Section

Health Sciences