ASPECTOS NUTRICIONAIS DAS REFEIÇÕES OFERECIDAS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UM CENTRO SOCIAL NO SUL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2245Palavras-chave:
Crianças. Adolescentes. Alimentação escolarResumo
A alimentação escolar tem papel de destaque sobre a saúde e a formação dos hábitos alimentares, visto que as crianças e adolescentes permanecem longos períodos no ambiente escolar. Esse estudo objetivou avaliar os aspectos nutricionais das refeições fornecidas para crianças e adolescentes de um Centro Social da cidade de Paraguaçu, em Minas Gerais, durante o primeiro semestre letivo de 2016. Coletaram-se os dados relativos ao porcionamento usual das preparações oferecidas e avaliaram-se aspectos nutricionais qualitativos e quantitativos, estimando a adequação do valor calórico total, carboidrato, proteína, lipídio (total e saturado), ferro, cálcio, vitamina A e C de acordo com o recomendado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Como resultado, observou-se que o cardápio oferecido é monótono, com oferta excessiva dos macronutrientes e de micronutrientes, como o ferro e as vitaminas A e C. Assim, o Centro Social extrapola as quantidades ofertadas às crianças e adolescentes, considerando os 30% das necessidades diárias recomendadas pelo PNAE, sendo necessário rever esse cardápio, principalmente a qualidade e quantidade dos alimentos oferecidos, pois os excessos desnecessários podem contribuir, em longo prazo, para situações de risco à saúde.
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